Tabernaculonet
"Invadindo o Oculto com a Luz do Alto!"
www.tabernaculonet.com.br

>> MALIGNIDADES: NOVELAS

 

Sem novidades, Globo abusa da "conexão com o além" em novelas
>> Matéria de 02/07/2007. Adicionado em 31/07/2007.
>> Por Ana Paula Sousa, para o jornal Agora. Publicado no site Folha Online.

 

Eles têm poderes especiais e o dever de, literalmente, encantar os telespectadores de "Eterna Magia" e "Sete Pecados".

Na novela das seis, de Elizabeth Jhin, as valentinas, descendentes de feiticeiras, usam seus dons especiais para alcançar seus objetivos. Na trama das sete, é a vez de o trio angelical de Walcyr Carrasco divertir com suas confusões.

"Bruxas e anjos são recursos que agradam ao telespectador porque, de certa maneira, transcendem a religião. Por mais católico que o país seja, por exemplo, tem muita gente que recorre a simpatias populares. Tem um lado místico", diz Claudino Mayer, especialista em teledramaturgia.

O uso de personagens ou recursos sobrenaturais não é mesmo novidade nas novelas. A primeira versão de "O Profeta", exibida em 1977, foi a pioneira em retratar o sobrenatural.

Recentemente, a regravação da história do vidente repetiu o sucesso da primeira versão. Antes dela, "A Viagem" e "Alma Gêmea", que retratavam o tema reencarnação em suas tramas, também agradaram. "É uma tendência que a Globo vem seguindo", afirma Claudino Mayer.

Apesar de seguirem uma mesma tendência, as duas novelas usam o realismo fantástico de maneiras distintas. "Eterna Magia" estreou com rituais mágicos e um tributo à cultura celta. Na segunda fase, a magia assumiu outros contornos e causou polêmica. Mas a trama deve voltar a dar destaque para a bruxaria quando Nina (Maria Flor) e Eva (Malu Mader) usarem seus dons para brigar pelo amor de Conrado (Thiago Lacerda).

Em "Sete Pecados", os anjos Custódia (Cláudia Jimenez) e Berenice (Thalma de Freitas) tomaram a forma humana para não destoar da trama urbana e contemporânea. "Além de aprontarem confusões, eles dizem coisas importantes do ponto de vista humano e ético", fala Walcyr Carrasco.

 

 

>> Fonte: Site Folha Online. Autora: Ana Paula Sousa, do jornal Agora (02/07/2007).


Link desta página:
http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00559

COPYRIGHT 2001-2019 Tabernaculonet© - LEGAL TRADEMARKS 2001-2019 Tabernaculonet™
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ao Ministério Vestes Brancas® - Website oficialmente na Internet desde 25/10/2001.
Para usar o material cite o nome e endereço do Tabernaculonet como fonte e não modifique os textos. A Deus toda Glória!