Shimaa D Eashoa Msheekha Bar-YHWH (Ehyeh-Asher-Ehyeh, Adonai, Elohim, El, El Shaddai, El Elyon, El Roi, El Olam)
[Em nome de Jesus Cristo Filho de Deus (Eu Sou O Que Sou, Senhor, Deus, O Forte, Deus Todo-Poderoso, Deus Altíssimo, Deus Que Vê, Deus Eterno)]
Lucifer nunca foi líder de nada! Ele nunca foi: "maestro dos anjos", "líder do louvor no céu", "o líder dos anjos, estando logo abaixo de Deus", "anjo governante" ou coisas do tipo. Nenhum termo deste tipo existe na Bíblia!
NÃO DÊ A SATANÁS UMA GLÓRIA QUE ELE NUNCA TEVE E NUNCA TERÁ! [Discorda? Clique aqui!]
IMPORTANTE: Regras de Uso deste site!

Clique aqui!

Curta nossa página no Facebook!

Acompanhe-nos no Twitter!
O Maior Chamado é conhecer a Deus
Clique aqui para saber da importância de CONHECER A DEUS! Clique aqui para ler as REGRAS DE USO

>> CRENÇAS: BRUXARIA

 

Bruxos brasileiros
>> Adicionado em 25/10/2005.
>> Com informações da revista Isto É, e do jornal O Estado de São Paulo.

 

Hogwarts, escola do bruxinho inglês que estréia nas telas, já tem uma filial no País: a Universidade Livre Holística Casa da Bruxa, em Santo André, São Paulo.

Os bruxos, afinal, existem. Pelo menos é isso que diz a Associação Brasileira da Arte e Religião Wicca (Abrawicca), que estima em 12 milhões o número de Harrys Potters em todo o mundo, com pelo menos 12 mil deles no Brasil. No País, de certa forma, o local onde Harry e seus colegas estudam, a escola Hogwarts, também existe. Fica em Santo André e se chama Universidade Livre Holística Casa de Bruxa.

Um ano e um dia

O jardim do castelo estilizado tem até fonte da juventude - a água, aquecida pelo sol, acabaria com as rugas. No quintal, um caldeirão recheado de ervas aromáticas. Na entrada, o aviso: "Sorria! Para sua segurança as bruxas estão filmando e gravando este local".

A universidade oferece aulas sobre massagem, florais de bach, acupuntura, cromoterapia, astrologia, tarô, dança do ventre, numerologia - e, é claro, bruxaria. O curso dura um ano e um dia. Durante o ano, o candidato a bruxo tem duas horas de aula por semana, pelas quais ele paga uma mensalidade de R$ 62. O dia final é dedicado ao rito de iniciação, durante o qual o formando recebe seu certificado.

A escola Hogwarts é um pouco mais rigorosa; o curso dura vários anos. Mas o currículo da Casa de Bruxa é semelhante. História da bruxaria e das leis que a regem, estudo dos rituais, dos quatro elementos - água, terra, fogo e ar - e da relação entre os mundos físico e místico.


Figura 01: Tânia Gori.

As aulas ficam por conta da professora e proprietária Tânia Gori, de 33 anos. "Ser bruxa é procurar o equilíbrio com a natureza", ensina a administradora de empresas. A palavra "bruxa", segundo ela, vem do grego brouchos, que significa "desabrochar". "As bruxas eram mulheres que faziam do ser humano uma pessoa melhor".

Mesmo perseguidas pela Inquisição, elas conseguiram sobreviver. Hoje, lutam para recuperar aquela que consideram a primeira religião do mundo.

Caldeirão de crenças

No princípio, a deusa criou o céu e a terra. Enquanto na tradição judaico-cristã a entidade suprema é masculina, os bruxos acreditam que o criador é uma mulher. "Ela gerou o mundo fazendo sexo com ela mesma", explica Claudiney Prieto, presidente da Abrawicca.

Esta divindade, diz ele, é uma só e ao mesmo tempo é todas as coisas. Por isso, os bruxos levam a sério todos os deuses imagináveis. O amor, por exemplo, pode se chamar Afrodite ou Ishtar, Hathor ou Isis, Vênus ou Oxum.

"Nossa religião é monoteísta, politeísta e panteísta ao mesmo tempo. Ela é tudo!", diz Prieto, que tem 24 anos e é bruxo há oito.

Esse caldeirão de crenças permite que a escola de Tânia Gori use pinturas indianas para decorar uma sala, uma tenda cigana em outra e uma reprodução do sistema solar em uma terceira. Nesta última, segundo a professora, a luz facilita a projeção astral dos alunos.

Prieto não considera Tânia uma bruxa legítima. Enquanto ele defende a Wicca, religião com regras e rituais bem definidos desde a retomada da prática, nos anos 50, ela se diz contrária a todo dogmatismo. "Os bruxos são sacerdotes da deusa. O que ela faz é magia natural", acusa o presidente da Abrawicca.

"Na verdade a bruxaria é uma filosofia de vida. Você pode ser bruxo e católico", reage Tânia, que afirma ser atéia.

Mas os dois concordam que qualquer um pode ser bruxo. "É uma questão de conhecimento", diz ela. "A bruxaria é para todos mas nem todos são para a bruxaria", reforça ele.

Claudiney, no entanto, avisa que este é um processo longo e trabalhoso.

"Tornar-se um bruxo não é simplesmente vestir capa preta e sair por aí fazendo efeitos especiais. O Harry Potter não tem nada a ver com os bruxos de carne e osso".

Mas, para ele, o "bruxinho bonzinho" é bom para a imagem da classe. "Muda a imagem que as pessoas fazem dos bruxos. Até hoje os desenhos e filmes nos mostram como pessoas velhas e feias, voltadas para o mal".

 

 

>> Fonte: Com informações da revista Isto É, e do jornal O Estado de São Paulo.

 

CLIQUE AQUI para voltar (esse botão equivale ao VOLTAR/BACK do seu navegador)


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons: Sempre citar a fonte | Proibido uso comercial | Proibido fazer alterações        Envie esta página para alguém!        Clique aqui para abrir a versão para impressão        


Sobre o site  |  Política de Privacidade  |  Regras de Uso   |   Atualizações   |   Blog   |   Contato



Jesus Cristo é Deus, veio em carne, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, subindo em Glória ao céu onde está à direita do Pai e teve Seu Nome posto acima de todos os nomes!



COPYRIGHT 2001-2018 Tabernaculonet© - LEGAL TRADEMARKS 2001-2018 Tabernaculonet™
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ao Ministério Vestes Brancas® - Website oficialmente na Internet desde 25/10/2001.
Para usar o material cite o nome e endereço do Tabernaculonet como fonte e não modifique os textos. A Deus toda Glória!